Páginas

domingo, 31 de dezembro de 2023

Como jogar RPG?

Aprenda a jogar RPG 3D&t

Como jogar RPG


O RPG 3D&t é um sistema de jogo de interpretação de personagens criado por Marcelo Cassaro e publicado pela primeira vez em 1994. Ele é voltado para cenários de anime, mangá, videogame e cultura pop em geral, permitindo criar personagens com poderes e habilidades fantásticas. Ele é simples, rápido e divertido, ideal para os iniciantes no hobby.

O que você precisa para jogar

Para jogar RPG 3D&t, você vai precisar de:

  • Um grupo de amigos bem loucos e dispostos a aprender a jogar. O ideal é ter entre três e seis jogadores, mas você pode adaptar o jogo para mais ou menos pessoas.
  • Um mestre com imaginação e voz ativa para narrar a história. O mestre é o responsável por criar o cenário, os desafios, os inimigos e os aliados que os jogadores vão encontrar. Ele também arbitra as regras e decide o que acontece a cada ação dos jogadores.
  • Um manual do jogo. Existem vários manuais de RPG 3D&t, cada um com suas próprias regras, cenários e dicas. Você pode escolher o que mais se adequa ao seu estilo de jogo, seja ele Alpha, Turbo, Defensores de Tóquio, Mega City, etc. Você pode encontrar os manuais em livrarias, lojas especializadas ou na internet.
  • Dados. O RPG 3D&t usa dados de seis faces, os mesmos que você encontra em jogos de tabuleiro. Você vai precisar de pelo menos um dado para cada jogador, mas é bom ter alguns extras para casos especiais. Você também pode usar aplicativos de celular ou sites que simulam os dados.
  • Fichas de personagem. A ficha de personagem é o documento que registra as características, as vantagens, as desvantagens, as perícias e os equipamentos do seu personagem. Você pode usar uma folha de papel, um caderno, um computador ou um celular para fazer a sua ficha. Você também pode usar modelos prontos que existem nos manuais ou na internet.
  • Muita imaginação. O RPG 3D&t é um jogo de criatividade, onde você pode inventar e interpretar o personagem que quiser, desde que ele se encaixe no cenário e nas regras. Você pode ser um herói, um vilão, um anti-herói, um monstro, um robô, um alienígena, um animal, um objeto, ou qualquer outra coisa que você imaginar.

Criando o seu personagem

O primeiro passo para jogar RPG 3D&t é criar o seu personagem. O personagem é a sua representação no jogo, o protagonista da sua história. Você pode se inspirar em personagens de anime, mangá, videogame, filmes, livros, quadrinhos, ou criar o seu próprio personagem original.

Para criar o seu personagem, você vai precisar seguir alguns passos:

1. Escolha o nome, a raça e a classe do seu personagem

O nome é como o seu personagem é chamado no jogo. Você pode escolher um nome que combine com o seu personagem, que tenha um significado especial, ou que simplesmente soe legal. Você pode usar nomes reais, fictícios, estrangeiros, inventados, ou até mesmo apelidos.

A raça é o tipo de criatura que o seu personagem é. Você pode escolher uma raça humana, como japonês, brasileiro, americano, etc., ou uma raça fantástica, como elfo, anão, orc, vampiro, etc. Cada raça tem suas próprias características, vantagens e desvantagens, que podem afetar o seu personagem de diferentes formas.

A classe é a profissão, o estilo de vida ou a função do seu personagem no jogo. Você pode escolher uma classe comum, como estudante, policial, médico, jornalista, etc., ou uma classe especial, como guerreiro, mago, ninja, samurai, etc. Cada classe tem suas próprias perícias, que são habilidades ou conhecimentos que o seu personagem possui.

2. Distribua os pontos nas características do seu personagem

As características são os atributos que medem as capacidades físicas e mentais do seu personagem. Elas são:

  • Força (F): mede a força muscular, a capacidade de levantar, empurrar, puxar e arremessar objetos.
  • Habilidade (H): mede a agilidade, a destreza, a coordenação e o equilíbrio.
  • Resistência (R): mede a saúde, a vitalidade, a resistência a doenças, venenos, magias, etc.
  • Armadura (A): mede a proteção contra ataques físicos, seja por pele, couro, metal, etc.
  • Poder de Fogo (PdF): mede a capacidade de atacar à distância, seja com armas de fogo, arco e flecha, magia, etc.

Cada característica é representada por um número de 0 a 5, que indica o nível de poder do seu personagem. Quanto maior o número, mais poderoso é o seu personagem naquela característica. Cada número equivale a uma quantidade de bolinhas (0) que você deve marcar na sua ficha.

Para distribuir os pontos nas características, você deve seguir as seguintes regras:

  • O mestre vai te dar uma quantidade de pontos para você gastar nas características. Essa quantidade pode variar de acordo com o nível de poder do jogo, mas geralmente é entre 5 e 10 pontos.
  • Você pode gastar os pontos como quiser, desde que não ultrapasse o limite de 5 pontos em cada característica. Você também pode deixar alguma característica com 0 pontos, se quiser.
  • Você pode ganhar pontos extras se escolher desvantagens para o seu personagem. As desvantagens são defeitos, problemas ou limitações que o seu personagem possui, e que podem atrapalhar ele no jogo. Cada desvantagem tem um custo negativo, que você pode usar para comprar mais pontos de característica. Por exemplo, se você escolher a desvantagem Código de Honra (-1 ponto), você pode usar esse ponto para aumentar uma característica de 0 para 1, ou de 1 para 2, e assim por diante. O mestre vai te dizer quantos pontos de desvantagem você pode ter, mas geralmente é entre -1 e -5 pontos.

Veja um exemplo de como distribuir os pontos nas características:

O mestre me deu 7 pontos para gastar nas características e -2 pontos para desvantagens. Eu decidi criar um personagem que é um caçador de vampiros, inspirado no Blade. Eu escolhi as seguintes características e desvantagens:

  • Força: 1 ponto. Eu quero que o meu personagem seja forte, mas não exageradamente. Com 1 ponto de força, eu consigo levantar 50 kg, o que é suficiente para o meu estilo de jogo.
  • Habilidade: 3 pontos. Eu quero que o meu personagem seja ágil e habilidoso, capaz de fazer malabarismos com facas e se esquivar de ataques. Com 3 pontos de habilidade, eu tenho um bom nível de destreza e coordenação.
  • Resistência: 2 pontos. Eu quero que o meu personagem seja resistente, mas não invulnerável. Com 2 pontos de resistência, eu tenho uma boa saúde e me exercito regularmente.
  • Armadura: 0 pontos. Eu não quero que o meu personagem use armadura, pois acho que isso atrapalharia os seus movimentos. Com 0 pontos de armadura, eu não tenho nenhuma proteção contra ataques físicos, e dependo da minha habilidade para me defender.
  • Poder de Fogo: 1 ponto. Eu quero que o meu personagem use armas de fogo, mas não seja um especialista nelas. Com 1 ponto de poder de fogo, eu consigo acertar latinhas no muro, mas não sou um atirador de elite.
  • Desvantagens: -2 pontos. Eu escolhi as seguintes desvantagens para o meu personagem: Teleporte (-2 pontos) e Inimigo (-2 pontos). O teleporte é uma vantagem que me permite me teletransportar para qualquer lugar que eu possa ver, mas que tem um custo negativo, pois consome pontos de magia (PM) a cada uso. O inimigo é uma desvantagem que significa que eu tenho um rival, um adversário ou um perseguidor que quer me prejudicar. No meu caso, o meu inimigo é um vampiro poderoso que eu quero destruir.

Com essas desvantagens, eu ganhei mais 4 pontos para gastar nas características. Eu decidi aumentar a minha resistência de 2 para 3 pontos, e o meu poder de fogo de 1 para 2 pontos. Assim, a minha ficha ficou assim:

  • Força: 1 ponto
  • Habilidade: 3 pontos
  • Resistência: 3 pontos
  • Armadura: 0 pontos
  • Poder de Fogo: 2 pontos

3. Calcule os pontos de vida (PV) e os pontos de magia (PM) do seu personagem

Os pontos de vida (PV) são a medida da energia vital do seu personagem. Eles indicam quanto dano o seu personagem pode sofrer antes de ficar inconsciente ou morrer. Para calcular os PV do seu personagem, você deve somar os pontos de força e de resistência, e multiplicar o resultado por 5. Por exemplo, o meu personagem tem 1 ponto de força e 3 pontos de resistência, então ele tem (1 + 3) x 5 = 20 PV.

Os pontos de magia (PM) são a medida da energia mágica do seu personagem. Eles indicam quanto o seu personagem pode usar de magia, seja para lançar feitiços, usar vantagens mágicas, ou ativar itens mágicos. Para calcular os PM do seu personagem, você deve somar os pontos de todas as características, e multiplicar o resultado por 5. Por exemplo, o meu personagem tem 1 ponto de força, 3 pontos de habilidade, 3 pontos de resistência, 0 pontos de armadura e 2 pontos de poder de fogo, então ele tem (1 + 3 + 3 + 0 + 2) x 5 = 45 PM.

4. Escolha as vantagens e as perícias do seu personagem

As vantagens são os poderes, as habilidades especiais ou os benefícios que o seu personagem possui. Elas podem ser de vários tipos, como mágicas, físicas, mentais, sociais, etc. Cada vantagem tem um custo em pontos, que você deve pagar com os pontos que sobraram das características. Por exemplo, o meu personagem tem 2 pontos sobrando, e eu decidi comprar a vantagem Sentidos Especiais (1 ponto), que me permite ter visão noturna, audição aguçada e faro apurado.

As perícias são os conhecimentos, as habilidades práticas ou os talentos que o seu personagem possui. Elas podem ser de vários tipos, como artísticas, científicas, esportivas, etc. Cada perícia tem um custo em pontos, que você deve pagar com os pontos que sobraram das vantagens. Por exemplo, o meu personagem tem 1 ponto sobrando, e eu decidi comprar as perícias Armadilhas, Rastreio, Ciências Ocultas e Geografia (cada uma custa 0,5 ponto).

5. Escolha os equipamentos do seu personagem

Os equipamentos são os objetos, as armas, as armaduras, os veículos, os animais, ou qualquer outra coisa que o seu personagem usa ou carrega. Eles podem ser de vários tipos, como comuns, mágicos, tecnológicos, etc. Cada equipamento tem um custo em dinheiro, que você deve pagar com o dinheiro que o mestre te deu. O mestre vai te dizer quanto dinheiro você tem, mas geralmente é entre 500 e 1000 reais. Por exemplo, o meu personagem tem 1000 reais, e eu decidi comprar uma pistola (500 reais), uma espada (200 reais), um colete à prova de balas (100 reais), um celular (100 reais) e um kit de primeiros socorros (100 reais).

Jogando RPG 3D&t

Depois de criar o seu personagem, você está pronto para jogar RPG 3D&t. O jogo se divide em sessões, que são encontros entre os jogadores e o mestre, onde eles narram e interpretam as aventuras dos seus personagens. Cada sessão pode durar de algumas horas a alguns dias, dependendo da disponibilidade e do interesse dos participantes.

O mestre é o responsável por iniciar a sessão, apresentando o cenário, a situação e os objetivos dos personagens. Ele também é o responsável por descrever o que acontece a cada ação dos personagens, usando as regras do jogo e a sua imaginação. Ele também controla os personagens que não são dos jogadores, como os inimigos, os aliados, os figurantes, etc.

Os jogadores são os responsáveis por decidir o que os seus personagens fazem, dizem e pensam, usando a sua imaginação e a sua interpretação. Eles também são os responsáveis por rolar os dados, quando o mestre pedir, para determinar o sucesso ou o fracasso das suas ações.

O jogo se baseia na interação entre o mestre e os jogadores, que se alternam em narrar e interpretar as cenas da história. O jogo não tem um fim definido, e pode continuar por várias sessões, formando uma campanha. O jogo termina quando os jogadores ou o mestre decidirem, ou quando a história chegar a uma conclusão satisfatória.

Dicas para jogar RPG 3D&t

Para jogar RPG 3D&t, você não precisa de muita coisa, apenas de um manual, dados, fichas, amigos e imaginação. Mas existem algumas dicas que podem tornar o seu jogo mais divertido, interessante e emocionante. Veja algumas delas:

  • Seja criativo. O RPG 3D&t é um jogo de criatividade, onde você pode inventar e interpretar o personagem que quiser, desde que ele se encaixe no cenário e nas regras. Você pode se inspirar em personagens de anime, mangá, videogame, filmes, livros, quadrinhos, ou criar o seu próprio personagem original. Você também pode usar a sua imaginação para criar cenas, situações, diálogos, planos, etc., que tornem a história mais rica e envolvente.
  • Seja cooperativo. O RPG 3D&t é um jogo de cooperação, onde você e os seus amigos devem trabalhar juntos para superar os desafios e os inimigos que o mestre coloca no caminho. Você deve ajudar os seus companheiros, compartilhar informações, recursos e ideias, e respeitar as decisões e as opiniões de cada um. Você também deve evitar conflitos, brigas e discussões que possam atrapalhar o jogo ou estragar a diversão.
  • Seja respeitoso. O RPG 3D&t é um jogo de respeito, onde você deve respeitar o mestre, os jogadores, os personagens, as regras, o cenário e a história. Você deve seguir as orientações do mestre, que é o responsável por conduzir o jogo e arbitrar as regras. Você deve respeitar os jogadores, que são os seus amigos e parceiros de jogo. Você deve respeitar os personagens, que são as suas representações no jogo e as dos seus amigos. Você deve respeitar as regras, que são as ferramentas que garantem a coerência e a justiça do jogo. Você deve respeitar o cenário, que é o mundo onde o jogo se passa e que tem a sua própria lógica e história. Você deve respeitar a história, que é o resultado das ações e das escolhas dos personagens e que deve ser interessante e divertida para todos.
  • Seja divertido. O RPG 3D&t é um jogo de diversão, onde você e os seus amigos devem se divertir criando e interpretando personagens, vivendo aventuras, enfrentando desafios, superando obstáculos, fazendo amigos, inimigos, aliados, amores, etc. Você deve aproveitar o jogo para se divertir, se emocionar, se surpreender, se assustar, se alegrar, se entristecer, se rir, se chorar, e tudo mais que o jogo proporcionar. Você deve jogar com paixão, entusiasmo, humor, e respeito.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a aprender a jogar RPG 3D&t. Agora é só pegar o seu manual, os seus dados, as suas fichas, os seus amigos e a sua imaginação, e se preparar para viver as melhores histórias da sua vida. Boa sorte e bom jogo!

Um comentário: