Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Focus - caminhos da magia

Saiba o que são focus no RPG 3D&T

Tábua de magia contendo os elementos

Todos os personagens criados têm o que chamamos de "caminhos da magia", mas para arrumar melhor a nossa ficha geralmente colocamos só focus.
Focus são os elementos naturais fogo, água, terra, ar, luz e trevas, e cada caminho desses pode conceder algumas magias.

Funciona assim: o personagem ganha pontos na hora de fazer sua ficha e ele pode distribuir como bem quiser. Esses pontos também servem para focus. Ou seja, se você tem 10 pts para distribuir e quiser colocar 3 no caminho fogo, você terá focus 3 em fogo...
Aí vem a parte que interessa aos magos: só é possível lançar magias com focus. Se você tem focus zero, dificilmente vai conseguir aprender alguma magia, a não ser pela vantagem super poder, mas isso é outro caso...

Cada magia pede um requisito. Por exemplo, a magia ataque mágico diz que você pode desferir um ataque corporal ou de longo alcance, mas para isso você deve utilizar de seus focus. Se você tiver focus 3 em luz e quiser usar a magia em uma flecha, sua FA será FOCUS+HABILIDADE+Dados=FA final. Sendo assim, seus focus de luz foram empregados na flecha para aumentar o dano.

Existem magias mais complexas, como por exemplo a morte estelar, que pede números elevados de focus em vários caminhos diferentes. 

Ter focus significa que você pode se tornar um mago muito poderoso, porém os focus são características do personagem. Isso significa que você não deve ultrapassar o limite de 5 e valem as mesmas regras das outras características. Ou seja, para obter focus 6, você precisa comprar 6 pontos.

Focus secundários

É o resultado da fusão de 2 focus. Por exemplo, o resultado da fusão de fogo com terra será magma, que tem um dano muito melhor que só o fogo ou só terra. Para obter um caminho de focus secundário, você precisa ter 2 pontos em dois caminhos e automaticamente você terá focus secundário 1.
Ou seja, se eu tenho fogo 2 e terra 2, automaticamente terei magma 1 e assim por diante. Esse valor só irá aumentar se você obtiver 3 nos 2 caminhos. Ou seja, se eu tiver 3 em fogo e 2 em terra, meu focus secundário será 1. Se caso eu quiser colocar mais 1 em terra e ter fogo e terra 3, terei magma 2.
Algumas magias só terão efeitos com focus secundário!

  • Cinzas (fogo+trevas): é o sub elemento da destruição e da morte. Suas magias causam dano direto, podendo reduzir a Resistência ou a Armadura dos alvos. Exemplos de magias: Cinzas Ardentes, Maldição das Cinzas, Tempestade de Cinzas.
  • Cor brilho (fogo+luz): é o sub elemento da energia e da vida. Suas magias aumentam a Força ou o Poder de Fogo dos aliados, ou causam dano extra contra criaturas das trevas. Exemplos de magias: Aura de Cor Brilho, Explosão de Cor Brilho, Luz Divina.
  • Cristais (terra+luz): é o sub elemento da ordem e da harmonia. Suas magias criam barreiras, armadilhas ou armas de cristal, ou podem curar ferimentos. Exemplos de magias: Armadura de Cristal, Espada de Cristal, Prisão de Cristal.
  • Fumaça (fogo+ar): é o sub elemento da ilusão e da confusão. Suas magias criam névoas, sombras ou imagens falsas, podendo enganar ou cegar os inimigos. Exemplos de magias: Fumaça Negra, Névoa de Fumaça, Sombra de Fumaça.
  • Gelo (ar+água): é o sub elemento do frio e da lentidão. Suas magias congelam, paralisam ou diminuem a velocidade dos alvos, ou criam objetos de gelo. Exemplos de magias: Congelar, Estalactite de Gelo, Parede de Gelo.
  • Lama (água+terra): é o sub elemento da sujeira e da aderência. Suas magias grudam, prendem ou atrapalham os movimentos dos alvos, ou criam obstáculos de lama. Exemplos de magias: Bola de Lama, Lodo Pegajoso, Pântano de Lama.
  • Magma (fogo+terra): é o asub elemento do calor e da solidez. Suas magias causam dano por queimadura, podendo derreter ou incendiar objetos, ou criam estruturas de magma. Exemplos de magias: Bola de Magma, Muralha de Magma, Vulcão de Magma.
  • Pó e corrosão (terra+trevas): é o sub elemento da decadência e da ruína. Suas magias causam dano por corrosão, podendo enfraquecer ou destruir objetos, ou criam nuvens de pó venenoso. Exemplos de magias: Corrosão, Nuvem de Pó, Pólvora.
  • Relâmpago (ar+luz): é o sub elemento da eletricidade e da velocidade. Suas magias causam dano por choque, podendo atordoar ou paralisar os alvos, ou aumentam a Habilidade dos aliados. Exemplos de magias: Choque, Relâmpago, Velocidade.
  • Vácuo (ar+trevas): é o sub elemento do silêncio e da ausência. Suas magias anulam ou reduzem os efeitos de outras magias, ou criam zonas de vácuo onde nada pode existir. Exemplos de magias: Anular Magia, Esfera de Vácuo, Vácuo Absoluto.
  • Vapor (luz+água): é o sub elemento da umidade e da pureza. Suas magias limpam, purificam ou curam os aliados, ou criam jatos ou nuvens de vapor. Exemplos de magias: Cura, Jato de Vapor, Nuvem de Vapor.
  • Veneno (água+trevas): é o sub elemento da doença e da dor. Suas magias causam dano por veneno, podendo envenenar ou adoecer os alvos, ou criam poças ou gás venenoso. Exemplos de magias: Envenenar, Gás Venenoso, Poça de Veneno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário