Páginas

sábado, 13 de janeiro de 2024

RPG 3D&T - Aventura sobre Robos

Robos em um floresta

Jogar RPG não é algo limitado apenas ao mundo medieval com dragões e fadas. Você pode criar histórias que variam de tempo ou misturar tudo junto dentro de uma narrativa só. Assim como no jogo The Legend of Zelda, que se passa em um cenário medieval, ou como Chrono Trigger, que brinca com viagens no tempo.

Independente da época, sabemos que robôs fazem parte da nossa cultura e não é de hoje que pensamos em criar humanoides com inteligência própria, capazes de executar funções melhores que nós.

Pensando nisso, eu quero apresentar minha proposta de como seria um jogo de Robôs ou Mechas no RPG.

Iniciando uma campanha de Robôs

Para começar, o mestre deve estipular um número de pontos conforme as regras do manual. Cada ponto serve para comprar vantagens, desvantagens, magias etc. Um começo normal para qualquer jogo.

No universo de robôs, deve existir uma força mística que mantém as máquinas vivas. Se não, seriam apenas programações feitas por alguma raça inteligente e teriam que obedecer a eles (a menos que você encontre um jeito de se rebelar...).

Essa força precisa ser explicada. Assim como os "Transformers" vivem pelo "Energon", os robôs precisam de uma fonte de combustível infinita, algo que se equipare à alma de um ser vivo.

Nesse universo, algumas vantagens ou desvantagens parecem desnecessárias, como respiração desnecessária. Mas o mestre pode criar regras para que elas voltem a fazer sentido dentro do jogo ou criar regras novas, como "resistência à ferrugem", que dá ao usuário mais resistência em testes que envolvam ferrugem.

Outras vantagens precisam ser banidas, como a vantagem "curto circuito", que ao ser usada causa danos em máquinas.

No final, tudo fica a critério do mestre, e é ele quem decide o que poderá ser feito ou não no jogo. Sempre use o bom senso e nunca use "hackers".

A vida de um Robô

Como descrito no manual, robôs ou construtores não podem se regenerar, e isso é um grande problema nesse universo. Os robôs precisam de peças e de alguém que os restaure. Dessa forma, fica impossível se regenerar de ferimentos após uma luta.

Para que seja possível adaptar essa parte, podemos dizer que a força mágica que dá vida a todos nesse universo também é capaz de curar. Assim, um robô tem a vida normal, como se fosse um humano comum, por exemplo, sendo capaz de se regenerar normalmente.

Outro ponto importante são os pontos de magia. Como descrito no manual, o PM é a força mágica que nos permite lançar magia, utilizando os pontos de foco. Nesse universo, os robôs não seriam capazes de lançar magia, mas teriam PM para usar em outras máquinas. Por exemplo, eu posso criar um robô monge com grito de kiai. Ele usaria 1 PM para utilizar essa vantagem, que dá pontos extras em sua força de ataque quando ele ataca, dando o seu grito.

Nesse caso, o PM seria uma energia "extra" que impulsiona o ataque desferido, dando mais força no ataque.

Magos e Magia

A magia pode ser conhecida nesse universo, mas de outra forma. Assim como descrito no manual, que construtors e máquinas não podem usar magia, podemos contornar isso, dizendo que a magia, na verdade, são "utilitários" de cada máquina.

Por exemplo, vamos supor que você queira utilizar a magia "água profana", que amaldiçoa a água, tornando-a venenosa. Nesse caso, você teria uma espécie de item com você, que teria o mesmo efeito da magia.

Para usar esse item, seria necessário ter os mesmos requisitos da magia normal. No caso da água profana, o jogador teria que ter focos em água, trevas e clericato. Além disso, teria que conseguir esse item, assim como um mago treina para aprender suas magias.

Transformar magias em itens pode ser um pouco delicado, pois as magias aprendidas por um mago não podem ser roubadas, diferente de um item. Para contornar esse problema, podemos dizer que esse item funciona apenas com o portador que o conquistou, sendo possível conquistar o mesmo item por outros personagens.

Dessa forma, um jogador não precisa "roubar" o item mágico do amiguinho, nem para vender, nem para usar.

Como isso acontece fica a critério do mestre, mas posso sugerir que toda vez que um item mágico é ativado, ele solicita um código único (token de acesso), sendo gerado apenas pelo portador original, e esse código não pode ser copiado ou reescrito por outras máquinas. O que torna cada item mágico único para cada jogador.

Esse item pode ser um canhão de laser, como no Mega Man, ou uma pedra preciosa banhada em energon (ou a energia mágica que você criou).


Evolução de personagem

Todo personagem precisa evoluir. Isso acontece de forma natural com treinamento ou com experiências novas dentro do jogo. À medida que avançamos na história, nos tornamos mais fortes, mais rápidos, inteligentes, enfim, mais poderosos.

Com as máquinas não é diferente. À medida que o jogo avança, os personagens ganham XP normalmente, podendo guardá-los para uma ocasião ou para comprar vantagens, desvantagens, kits ou qualquer outra coisa no jogo.

Sugestão:
Conforme o tempo passa, as máquinas podem sofrer upgrades. Por exemplo, se um personagem quer adicionar seu ponto extra em força, ele precisa ir em uma mecânica e fazer um upgrade de peças. No final, ele terá força mais 1 e uma aparência diferente, levando a crer que ele ficou mais forte.

Essa dinâmica deixa o jogo mais interessante, matando aquela coisa de um personagem fraco, que só levanta 10 kg, do nada conseguir levantar 50 kg de um episódio para o outro.

Além disso, seria possível adicionar também pontos em caminhos da magia, deixando o personagem mais apto a controlar máquinas de um determinado elemento.


Considerações finais

Acho que ainda não existe nenhum manual de mechas ou robôs no universo 3D&T, mas seria interessante demais criar um. Por fim, fica a critério do mestre controlar o jogo com o melhor bom senso possível.

Esse post fica por aqui, e me conta aqui nos comentários se você jogaria esse game.

Nenhum comentário:

Postar um comentário