Magia é um elemento muito importante talvez
até o MAIS importante nos
jogos de RPG.
Ela aparece não apenas nos mundos de
fantasia medieval, onde sua presença é fundamental, mas
também em muitos cenários modernos e até futuristas. Em
certas histórias, o único tipo de "superpoder" possuído por
humanos é a magia.
Contudo, vamos lembrar também que a magia não está presente em TODOS os gêneros de games e anime. Em muitos deles não existe qualquer mágica.
Contudo, vamos lembrar também que a magia não está presente em TODOS os gêneros de games e anime. Em muitos deles não existe qualquer mágica.
Neste jogo, magia é um tipo de poder bem específico.
Mesmo quando dizemos que um lutador lança uma "magia",
isso não é necessariamente mágica verdadeira as
bolas de
fogo dos lutadores marciais até podem ser inexplicáveis
pela ciência, mas em termos de jogo elas NÃO são
mágicas! De fato, em videogames de luta, vemos
pouquíssimos personagens que são magos legítimos (como
Rose em SF0, ou Shang Tsung e Quan Chi em MK).
O Mestre tem a palavra final sobre a existência ou não de magia no mundo da aventura. Ela pode ser comum (qualquer personagem jogador pode ter, pagando por ela); incomum (não pode ser comprada durante a criação do personagem); rara (apenas NPCs poderosos fazem mágica); ou totalmente inexistente.
Em mundos sem magia, naturalmente, ficam proibidas também todas as Vantagens e Desvantagens que estejam de alguma forma ligadas a magia: Arcano, Clericato, Paladino, Fetiche, Resistência à Magia, Armadura Extra e/ou Vulnerabilidade contra magia...
"Conjurador" é qualquer personagem capaz de usar mágica verdadeira. Em termos de jogo, ele deve possuir pelo menos 1 ponto em Focus (veja mais adiante).
Vários tipos de personagem podem ter Focus e, portanto, serem conjuradores (como clérigos, paladinos, bardos...), mas em vários pontos do livro vamos nos referir a todos eles apenas como "conjuradores".
O Mestre tem a palavra final sobre a existência ou não de magia no mundo da aventura. Ela pode ser comum (qualquer personagem jogador pode ter, pagando por ela); incomum (não pode ser comprada durante a criação do personagem); rara (apenas NPCs poderosos fazem mágica); ou totalmente inexistente.
Em mundos sem magia, naturalmente, ficam proibidas também todas as Vantagens e Desvantagens que estejam de alguma forma ligadas a magia: Arcano, Clericato, Paladino, Fetiche, Resistência à Magia, Armadura Extra e/ou Vulnerabilidade contra magia...
"Conjurador" é qualquer personagem capaz de usar mágica verdadeira. Em termos de jogo, ele deve possuir pelo menos 1 ponto em Focus (veja mais adiante).
Vários tipos de personagem podem ter Focus e, portanto, serem conjuradores (como clérigos, paladinos, bardos...), mas em vários pontos do livro vamos nos referir a todos eles apenas como "conjuradores".
valeu
ResponderExcluir