Páginas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Regras de combate

combates entre personagens de um jogo de rpg!

luta contra outro personagem é o que dá a graça no RPG,você pode lutar contra monstros incríveis e alguns muito nojentos.

como funciona um combate?

é bem simples

  1. os personagens devem rolar a iniciativa, um teste que determinará que vai dar o primeiro golpe,a iniciativa é tirada por todos os jogadores que desejam entrar em combate,ou seja ,se tem 10 jogadores querendo lutar os 10 rolarão esse teste. iniciativa = 1d+ H(Habilidade) o primeiro a ataca é aquele que tirou o maior número em ordem decrescente.
  2. o atacante deve declarar seu ataque,ele deve dizer o que ele vai fazer.por exemplo dar um soco no rosto de um oponente ou chutar,vale de tudo!
  3. e o atacante deve tirar sua FA (FORÇA DE ATAQUE) que depende bastante da maneira que ele vai atacar,são concedidos alguns bônus quando usa armas,magia e vantagens... mas como é o caso de um soco será 1D+F(FORÇA)+H(HABILIDADE)=FA(FORÇA DE ATAQUE)
  4. O oponente tem direito a se esquivar,deve subtrair a habilidade dele pela do oponente,exemplo:digamos que o atacante tem habilidade 3 e a vitima tem habilidade 5,subtraindo 5-3=2 ,depois disso a vitima deve fazer um teste de esquiva onde o resultado deve ser igual ou menor que 2. se um personagem tiver uma habilidade maior de que tenta esquivar não será possível efetua a esquiva.
  5. caso consiga esquivar é a vez do próximo,mas se não conseguiu você tem direito a seu bloquei,você pode declarar que vai absorver aquele golpe,você deve fazer uma ação para bloquear o golpe e fazer e tirar sua FD(FORÇA DE DEFESA),alguns bônus são concedidos com o uso escudos,armaduras,magias,e algumas armas,mas nesse caso é apenas um personagem comum então vamos lá. a FD é tirada da seguinte forma, H(HABILIDADE)+A(ARMADURA)+1D=FD
  6. agora subtraia o FA-FD e você terá o resulta do dano final,se a FD superar  FA nada acontece 
e assim continua a batalha repetidas vezes... 
é possível usar magias e escudos na hora de atacar e se defender.
a vantagem teleporte por exemplo concede +1 em habilidade para calcula a esquiva.
armas podem dar bônus ou redutores,por exemplo a adaga concede mais 2 para esquivas,mas você deve especificar como esta esquivando pode dizer que esta usando a adaga para desviar uma shuriken ...
você também pode abrir mão de um turno inteiro para concentra mais 1 na sua FA,você deve declara o mestre que vai usar o ataque concentrado e gastar um turno para concentra o ataque ,nesse turno você não pode fazer mais nada e nem ser atacado

no caso de ataca com um arco ou qualquer outra coisa que seja arremessada,substitua na hora de calcular a FA  força por pdf assim o que era FA=F+H+1D sera FA=PDF+H+1D ou 2Ds dependendo do dano da arma !

você pode atacar igual a sua habilidade,ou seja, se tem habilidade 5 você pode desferir 5 golpes,o primeiro golpe sai com força máxima,o segundo com redutor de -1 o terceiro com -2 e assim por diante !

Ataques furtivos

um ataque furtivo é quando um jogador desfere um ataque de forma a não ser descoberto,um assassino vem lentamente durante a noite até sua vítima que dorme...
no caso a vitima esta dormindo e não sabe que vai ser atacada,exite também a possibilidade de cair em armadilhas.
o personagem tem direito a um teste de percepção,que serve para perceber as coisas ao redor,algo nas entrelinhas que não pode ser revelado sem muita observação.
o teste é feito da seguinte forma,peça o testa ao mestre se ele conceder você deve  rolar 1D o resultado deve ser menos ou igual a sua habilidade, se falhar você não consegue perceber nada de errado,mas se conseguir o mestre é obrigado a falar a você se exite armadilha.
no caso de ser alguém a espreita faça o mesmo teste só que agora subtraia a sua habilidade pelo da pessoa furtiva,ou seja,H(minha habilidade)-H(habilidade da pessoa furtiva)=HF(HABILIDADE FINAL) o role um dado e ele deve ser igual ou menor que sua HF se superar você não percebe nada.

depois do primeiro golpe o atacante deixa de esta furtivo e não poderá usar sua pericia durante o combate 

obs: não é permitido usar nenhuma pericia durante combates.
a FD de um ataque furtivo não se soma Habilidade será somente A+1D=FD

Ataques indefesos

quando um personagem,seja ele qual for,estiver caído ele esta indefeso não podendo somar a habilidade na sua FD o que antes era H(habilidade)+A(armadura)+1D=FD sera A+1D=FD


Nenhum comentário:

Postar um comentário