Páginas

sábado, 24 de março de 2012

Ataque Especial [1 ponto]

 Ataque Especial

Praticamente qualquer aventureiro, herói ou guerreiro tem algum tipo de técnica ou ataque especiat; um golpe mais difícil de aplicar, mas que provoca dano maior.
Isso é tão comum nos mundos de aventura que qualquer personagem pode fazer um ataque especial gastando 1 PM e ganhando F+1 ou PdF+1. Isto é simplesmente uma manobra especial; não é preciso pagar pontos de personagem por ela.
Existe, no entanto, a Vantagem Ataque Especial. Gastando 2 PM5 você pode aumentar em +2 sua Força ou Poder de Fogo (escolha F ou PdF durante a criação do personagem). Usar qualquer tipo de Ataque Especial é considerado uma ação parcial.
Este Ataque Especial “padrão” custa 1 ponto.
Por mais pontos, é possível enriquecer o ataque:
Area (+3 pontos): em vez de apenas um alvo, o ataque atinge uma área maior e quaisquer criaturas dentro dela. O ataque tem FA total no ponto de impacto, e se reduz em -1 para cada 3m de distância do ponto de impacto. Apenas um alvo pode receber FA total (porque está diretamente no ponto de impacto). Todos os alvos, incluindo o principal, têm direito a uma esquiva para reduzir em -1 a Força de Ataque.
Esta Vantagem é válida apenas para ataques com PdF. Caso o atacante esteja dentro da área de efeito, ele TAMBEM sofrerá dano! Um ataque de Area custa +8 PMs.




 • Arremesso (O pontos): esta manobra envolve agarrar
o oponente e então arremessá-lo para longe. Este tipo de
Ataque Especial requer distància de combate corpo-a-corpo
e que você esteja lutando desarmado (não pode ser usado
com PdF).
Realize a manobra para segurar um inimigo (Sugestões de Testes, pág. 13) com H-1 no cálculo da FA, mas com o bônus de F+2 concedido por Ataque Especial. Este ataque (se acertar) não causará dano, e significará que você



 conseguiu agarrar seu oponente. O adversário imediatamente poderá realizar um teste de Força (com redutor de -1 para cada ponto de diferença entre a Força (dele e a sua — sem o bônus de F+2) e, se passar, conseguirá se libertar, mas caso contrário poderá ser imediatamente arremessado a até 1,5m de distância para cada ponto de Força do personagem que realizou a manobra, porém não inclua o bônus de F+2 de Ataque Especial. O dano causado será de FA=F+H+ld e o oponente não poderá se valer da Habilidade no cálculo da FD (a não ser que possua a Especialização Acrobacia).
Um personagem poderá realizar este Ataque Especial contra adversários de tamanho igual ou de até 1 m maiores ou menores que ele (a não ser que o personagem esteja sob influência de uma magia que aumente seu tamanho). Cabe ao Mestre estudar cada caso.
Usar este Ataque Especial (com ou sem sucesso) consome uma ação completa. Não consome PM5 extras.





 • Carga (O pontos): para realizar este Ataque Especial, o personagem deve se movimentar em linha reta (em Velocidade Máxima) até o limite de seu movimento (pelo menos 5m) na direção do adversário para desferir o ataque. Personagens com a Vantagem Aceleração recebem FA+1 no ataque de Carga devido a sua velocidade.
Apesar da velocidade, o atacante fica sujeito a ataques, não podendo realizar Esquivas no próximo ataque do alvo escolhido. Este tipo de Ataque Especial é considerado como uma ação completa no turno. Válido apenas para ataques baseados em Força. Custa +1 PM.
• Paralisante (+1 ponto): além do dano, acrescente os efeitos da Vantagem Paralisia. Este tipo de Ataque Especial conta como uma ação completa no turno. Custa +2 PMs.
• Preciso (+1 ponto): este ataque impõe um redutor de H-1 contra o alvo em sua Força de Defesa. Nenhum custo extra em PMs.
• Teleguiado (+1 ponto): parecido com o anterior, este ataque persegue o alvo, impondo um redutor de H-2 em sua Força de Defesa e tentativas de Esquiva. Válido apenas para ataques com PdF. Custa +2 PMs.
• Lento (4 ponto): oposta a Teleguiado, este ataque é lento, oferecendo um bônus de +2 em Esquivas. Válido apenas para ataques com PdF.



 • Perto da Morte (.2 pontos): outra Desvantagem para Ataque Especial. Ele só pode ser usado quando você está Perto da Morte, com PVs iguais à sua Resistência, ou menos (1 PV para Ri, 2 PVs para R2 e assim por diante).
Mesmo que seja carregado com Desvantagens, um Ataque Especial nunca pode custar menos de 1 ponto.
Existem formas de tornar seu Ataque Especial mais poderoso, durante a evoluçào do personagem. Veja mais adiante em Experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário